domingo, 25 de janeiro de 2009

Física - Polarização de Raios Luminosos



Polarização da Luz
Toda onda eletromagnética e, portanto, a luz, tem uma propriedade chamada de polarização, que descreve como o campo elétrico se propaga.
A polarização por si só pode ser um pouco mais geral, mas só pode ser aplicada a ondas transversais - isto é, ondas que oscilam na direção perpendicular à direção de propagação. Por exemplo, ondas sonoras não apresentam polarização porque oscilam na direção de propagação. Esse tipo de onda é chamada de onda longitudinal.
Mas a luz é uma onda eletromagnética e, portanto, apresenta polarização. O que isto quer dizer é que podemos ver o campo elétrico oscilando em direções particulares e filtrá-los da forma como quisermos.
Isto não é novidade e já usamos o fato de a luz poder ser polarizada em uma série de dispositivos. O funcionamento dos óculos escuros e películas de insufilm baseia-se fundamentalmente no bloqueio de certas polarizações da luz.
Existem outras aplicações mais avançadas em fotografia, onde profissionais acoplam filtros polarizadores para barrar luz refletida de superfícies muito claras ou melhorar o contraste em superfícies onde ocorre muito espalhamento e difusão dos raios de luz, como o céu, por exemplo.

Os monitores LCD e telas de celulares ou outros portáteis também se baseiam em polarização para filtrar as cores mostradas. Se colocarmos outro polarizador na frente de uma tela destas (um óculos escuro, por exemplo) observaremos a queda na qualidade da imagem ou até bloqueio total da luz, dependendo do que a tela mostra.
Mais importante para nós é o fato de a polarização da luz ser o fenômeno sobre o qual toda a criptografia quântica se baseia e de que ele traz todos os princípios quânticos junto com ele, o que garante uma segurança imensamente maior sem depender exclusivamente de algoritmos matemáticos que poderiam ser invertidos por no mínimo uma tentativa de força- bruta, que exige apenas uma capacidade de processamento brutal (uma futura realidade com os computadores quânticos, como falamos no ítem 3) como aconteceu com todos os algoritmos de encriptação até o momento.

Fonte de Pesquisa:

Um comentário:

  1. Muito interessante este assunto. Ta ae dicas que não se aprendem na sala de aula!

    ResponderExcluir